Principais problemas operacionais na gestão de resíduos e como resolvê-los

A gestão de resíduos é definida como um conjunto de ações que visa reduzir, reutilizar e reciclar, objetivando diminuir os impactos ambientais, proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade.

Segundo o portal Mercado & Consumo, 99% dos investidores preferem aplicar seu dinheiro em empresas que adotam o ESG.

A mesma publicação mostra que 95% das empresas brasileiras consideram as práticas ESG como prioridade em suas gestões.

E aqui abrimos um parêntese para destacar que o conceito ESG é baseado nos pilares: ambiental, social e de governança.

Falando das práticas ambientais, a separação, coleta e destinação adequada dos resíduos indica que a empresa se preocupa em criar e adotar boas práticas no que se refere à geração e descarte de seus resíduos e a preservação da natureza.

Por outro lado, uma gestão de resíduos eficiente ainda é um dos maiores desafios das organizações públicas e privadas e, por vezes, ela é comprometida por problemas operacionais que poderiam ser evitados por parte das empresas de coleta.

Quer saber quais são os problemas enfrentados e conhecer as soluções? Continue a leitura e confira.

5 soluções para os principais problemas operacionais na gestão de resíduos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que todo gerador deve gerenciar corretamente os seus resíduos e entre os principais problemas enfrentados na coleta, transporte e destinação dos materiais, se destacam:

Falta de capacidade dos contêineres

A falta de capacidade dos contêineres é um dos problemas operacionais mais comuns e que impactam diretamente na gestão de resíduos.

Essa situação leva ao transbordamento de materiais, favorecendo resíduos caídos nas superfícies, contaminações e outros impactos ambientais e visuais.

Qual a solução para o problema? Considere a implementação de um sistema de conteinerização com equipamentos de alta capacidade de volume.

Um mapeamento adequado também ajudaria na distribuição dos contêineres conforme a demanda de resíduos em diferentes áreas.

Ineficiência na coleta de resíduos

Outro problema comum que compromete a gestão de resíduos é a ineficiência ou a falta de regularidade nas coletas dos materiais, o que acaba por favorecer o acúmulo indevido dos itens nas dependências da empresa e custos operacionais.

A solução é simples, basta adotar um plano de coleta mecanizada, utilizando caminhões específicos para otimizar o processo e reduzir custos.

O monitoramento contínuo das operações também contribui efetivamente para os devidos ajustes no cronograma de coleta.

Contaminação e falta de higienização dos contêineres

A falta de higienização dos contêineres também é um problema que impacta na gestão de resíduos.

Quando eles não são devidamente higienizados, favorece o risco de doenças, propagação de agentes contaminantes e contágios, colocando em risco a saúde das pessoas e animais que vivem no entorno.

O problema deixa de existir com a implementação de um serviço regular de higienização dos contêineres com caminhões equipados e uso de produtos adequados, garantindo a limpeza e a sanitização dos contentores

Falhas na manutenção dos contêineres

Falhas ou falta de manutenção dos contêineres também estão entre os principais problemas que impactam na gestão de resíduos.

Afinal, quando não recebem a devida manutenção, muitas vezes eles deixam de funcionar nos momentos mais impróprios e nos lugares mais inadequados, interferindo no visual e movimentação do local.

Esse problema é de fácil solução, basta a empresa estabelecer um cronograma de manutenção in loco para garantir que os contêineres estejam sempre em perfeitas condições de uso, evitando avarias e garantindo o cumprimento das normas ambientais.

Gestão ineficiente de grandes eventos

Um problema muito comum de ser observado e que impacta a gestão de resíduos é a ineficiência quando se trata de gerir grandes volumes, como ocorre em eventos em que há uma presença maciça de público.

O problema ocorre pelo fato de existirem poucos contêineres para grande volume de descarte, o que acaba por gerar transtornos, desordem, desconfortos e até resserviços.

Nesses casos, a solução é planejar e contar um sistema de gestão de resíduos específico para eventos, locando contêineres adicionais, com equipe dedicada para monitoramento e coleta rápida e eficiente durante e após o evento.

Agora que você conheceu os principais problemas operacionais na gestão de resíduos, conte com a CONTELURB para solucioná-los!

Somos uma empresa especializada na conteinerização e coleta mecanizada, área em que atuamos há mais de 25 anos.

Oferecemos todas as soluções ambientais que você precisa para fazer a gestão de resíduos de forma descomplicada, independente da sua necessidade.

Entre em contato para conversar com um de nossos especialistas e saiba mais!

(Imagens: divulgação)

Recent posts