A economia circular é a responsável por movimentar grandes somas, viabilizando a vida de muitas empresas e famílias, além de contribuir de maneira efetiva para a sustentabilidade do planeta.
De acordo com um artigo publicado pela CNN Brasil, no canal de notícias Money, a adoção desse modelo pode injetar R$ 11 bilhões ao ano na economia brasileira e gerar 240 mil novos empregos até 2040.
O mundo, até pouco tempo, vinha influenciado por uma onda de consumo cujo princípio era fazer “girar a economia”, ou seja, as pessoas através de suas compras geram demandas que abastecem as indústrias e criam empregos, consequentemente, todos ganham.
Acontece que foi esquecido que existem limitações em grande parte dos recursos naturais e que todas as sobras originadas das produções industriais e dos resíduos urbanos precisam ser alocadas em algum lugar que não agrida a natureza, coisa que não ocorreu.
Neste post, apresentaremos o impacto da economia circular na gestão de resíduos urbanos, uma ação indispensável e inadiável que precisa fazer parte do dia a dia da sociedade. Continue a leitura e confira detalhes!
Princípios da economia circular
A economia circular tem por objetivo modificar a situação exposta anteriormente, quando:
- as indústrias continuam produzindo bens para a sociedade,
- empregos são gerados,
- o conforto e as comodidades passam a fazer parte do dia a dia das pessoas.
No entanto, ela apresenta um novo modelo onde os resíduos gerados pela sociedade possam retornar aos meios produtivos ou serem reaproveitados.
Isso significa reduzir, reutilizar e reciclar.
Reduzir é diminuir o consumo de produtos que têm a sua vida útil limitada a poucos minutos, como, por exemplo, os materiais descartáveis.
Seguindo a ordem, reutilizar é aproveitar os resíduos para poderem ser utilizados para novos fins, como aproveitar os restos de alimentos em processos voltados à compostagem, ou seja, na produção de adubo natural.
Já reciclar, por sua vez, consiste em transformar os resíduos sólidos em matéria-prima que seja utilizada para a produção de novos materiais.
Benefícios da economia circular na gestão de resíduos
A gestão de resíduos, tanto por parte dos municípios como a partir das empresas e da população, é a saída para que se possa tornar real a economia circular.
Essa ação exige uma mudança de comportamento e hábitos, por isso estão sendo valorizados cada vez mais os produtos que possuem uma vida útil longa. Além disso, os brechós e bazares passam a se multiplicar por todo o mundo e, finalmente, a coleta do lixo passa a ser essencial para o sucesso dessa operação.
Os impactos positivos dessas ações geram vantagens econômicas, conforme vimos na reportagem mencionada da CNN Brasil, mas também possibilita que milhares de brasileiros possam ter suas necessidades supridas de maneira digna, atuando como profissionais da reciclagem.
Por fim, pode-se, através da economia circular, neutralizar os problemas sérios que estamos vivenciando com relação ao meio ambiente.
Desafios na implementação da economia circular
As possibilidades são enormes para que se possa modificar a atual situação que vivemos, no entanto, existem desafios para que a economia circular seja implementada.
Tudo se inicia em um trabalho de conscientização da sociedade e na disponibilidade de ferramentas que possam contribuir para que o destino correto dos resíduos aconteça.
Governo, empresas e cidadãos precisam se unir nessa busca. Um dos pontos mais importantes a esse respeito está em oferecer mecanismos adequados para que se possa tornar real a economia circular.
Isso significa oferecer à sociedade uma coleta seletiva, envolvendo um processo de conteinerização, uma solução que permita o descarte adequado dos resíduos, tanto por parte das pessoas como também das empresas.
Portanto, os dois grandes desafios a serem enfrentados estão na conscientização da necessidade nas mudanças de hábitos e na oferta de soluções que tornem viáveis esse processo.
Agora que você conhece mais a esse respeito, leia também nosso post que apresenta as cidades inteligentes: como a tecnologia está revolucionando a gestão de resíduos!
(Imagens: divulgação)