É muito comum de se ver em todos os lugares (inclusive aqui em nosso blog) a pauta da coleta seletiva e da reciclagem de resíduos sólidos. No entanto, apesar de muito ouvida, você entende a real importância desses processos? Qual o impacto que a não prática desses modos pode gerar no nosso planeta ou até mesmo na nossa sociedade?
Embora falemos sobre o lixo residencial e individual, precisamos, antes de qualquer coisa, entender que o principal problema é o resíduo produzido por grandes indústrias, incluindo resíduos sólidos ou até mesmo a fumaça gerada pela produção. Mas então a coleta seletiva no meu bairro não tem importância? Muito pelo contrário! Os impactos individuais também são extremamente nocivos ao meio ambiente, ainda que em pequena escala. Entenda mais sobre isso conforme o nosso post!
Quais são as consequências do lixo mal descartado?
São inúmeros os malefícios que o lixo descartado incorretamente pode acarretar, incluindo tanto problemas socioambientais como até mesmo econômicos. Veja alguns exemplos:
Enchentes
As enchentes são fenômenos naturais que ocorrem quando o local não tem capacidade de lidar com a quantidade de água que precisa ser escoada. Em cidades grandes, esse problema socioambiental tem se tornado cada vez mais comum, pois o lixo das ruas é arrastado para bueiros, esgotos e galerias pluviais, entupindo as vias de escoamento.
A enorme quantidade de água parada por si só já é um problema para as obstruções das vias urbanas, acarretando trânsitos e engarrafamentos. Porém, o problema vai muito mais a fundo, pois essas águas ficam contaminadas pelos resíduos sólidos das ruas, atraindo animais e proliferando doenças.
Esse é um dos exemplos do porquê cada atitude individual é importante: em Salto, de acordo com o Estadão, já foram retiradas mais de 17 toneladas de resíduos das ruas e até mesmo de pontos turísticos, causando um enorme prejuízo na cidade.
Poluição e degradação do lixo
Resíduos alimentares jogados no meio ambiente são propensos a liberar gases poluentes devido a sua decomposição, tendo um grande impacto na questão da poluição atmosférica. Além disso, o chorume, líquido gerado pelos lixos mal descartados e abandonados, pode contaminar a água de diferentes formas, podendo até atingir a camada dos lençóis freáticos.
Os lixões, quando sem estrutura adequada de gestão de resíduos sólidos, também contribuem para essa contaminação tanto atmosférica quanto das águas, contaminando até mesmo o próprio solo. Não só isso, são um extremo perigo para as regiões próximas, pois atraem animais, insetos, aves e todos as formas de propagação de doenças.
Doenças
Como já visto anteriormente, o acúmulo de lixo mal descartado ou em locais impróprios pode propagar e muito o acúmulo de microrganismos, insetos e outras formas de transmissão de doenças, aumentando os impactos sociais de quem vive perto da região ou até mesmo passar por ali, somente.
Agora que entendemos um pouco melhor sobre como nosso cuidado com o lixo pode afetar tanto nosso planeta como até mesmo nossa saúde pessoal, que tal trabalharmos juntos em um plano de conteinerização e gestão de resíduos sólidos eficiente?
Fale com quem entende!
A Contelurb pode te ajudar a encontrar a solução que melhor atenda às suas necessidades, além de tirar as suas dúvidas sobre os diversos modelos, tamanhos e materiais que estão disponíveis no mercado.
Com mais de 25 anos de experiência no mercado de prestação de serviços, fabricação, comercialização e locação de contentores plásticos e metálicos para acondicionamento, manuseio, coleta e transporte de resíduos orgânicos, seletivos, hospitalares, industriais e construção civil.
Entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos consultores!