A coleta de resíduos é uma preocupação das gestões públicas e privadas, afinal, municípios e empresas precisam cumprir as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Por outro lado, existe uma conscientização ecológica por parte dos gestores de todos os setores e contar com uma gestão de resíduos passa a ser uma medida de responsabilidade ambiental e social.
Sem contar que empresas que se preocupam com o meio ambiente e adotam práticas sustentáveis são mais valorizadas no mercado. Segundo publicação no G1 (Globo), 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.
Por outro lado, uma gestão eficiente e sustentável busca por alternativas que ajudem efetivamente na redução e reciclagem dos resíduos e na diminuição dos custos tanto para o gerador como para a empresa responsável pela coleta, gerando mais economia para todos.
Neste post em especial, você vai conferir algumas estratégias para reduzir custos e otimizar a coleta de resíduos. Ficou interessado? Continue a leitura.
5 estratégias eficazes para reduzir custos na coleta de resíduos
Empresas e municípios buscam alternativas para gerenciar seus resíduos e reduzir os impactos ambientais. Principalmente falando da coleta, do transporte e do descarte correto dos resíduos.
Porém, algumas medidas podem ser usadas estrategicamente para reduzir os custos tanto para o gerador como para a empresa de coleta. Confira algumas delas:
Incentivar a reciclagem
O incentivo à reciclagem e a reutilização de materiais ganham cada vez mais força em todos os setores da economia, inclusive nas empresas que atuam no segmento de coleta de resíduos.
Essa ação contribui para uma significativa redução da quantidade de materiais enviados para os aterros, uma vez que grande parte desses resíduos podem voltar ao chão de fábrica como matéria-prima das indústrias, portanto, torna-se possível diminuir os custos de eliminação.
Aqui abrimos um parêntese para informar que, segundo uma publicação do G1, em torno de 96% dos resíduos produzidos no Brasil não são reaproveitados, ou seja, apenas 4% de todo o volume gerado é reciclado.
Monitoramento eficiente de rotas
A tecnologia, como, por exemplo, sensores e sistemas de monitoramento, colabora para a verificação em tempo real das condições dos contêineres que podem estar distribuídos pela cidade para a devida coleta de resíduos.
Esses contêineres, por sua vez, servem como pontos de recebimento, contribuindo para a coleta seletiva dos materiais e possibilitando que a população possa encaminhar adequadamente seus resíduos.
A partir desses sensores, torna-se possível saber quais desses equipamentos devem ser removidos para os seus locais de destino, colaborando com a:
- otimização das rotas de coleta,
- redução das distâncias percorridas,
- gerando mais economia.
Treinamento contínuo de equipes
Uma equipe bem treinada faz toda a diferença nos resultados das tarefas, no entanto, esse processo precisa ser contínuo.
Um bom planejamento de capacitação aumenta a eficiência operacional, minimizando os problemas e diminuindo erros durante os processos de coleta de resíduos.
Investir em conteinerização
Por fim, a adoção da conteinerização é uma excelente estratégia para empresas que desejam reduzir seus custos na coleta de resíduos e garantir a satisfação por parte de seus clientes e da sociedade.
Afinal, a instalação de contêineres em locais estratégicos otimiza a coleta dos resíduos e reduz substancialmente os custos com mão-de-obra, já que aliado a uma boa campanha de conscientização junto a população é possível encaminhar a separação e o encaminhamento dos resíduos da maneira adequada.
Mais uma vez, consegue-se, a partir dessa estratégia:
- otimização da coleta de resíduos,
- redução dos custos com mão-de-obra,
- aumento da eficiência na segregação de materiais.
Agora que você conferiu algumas estratégias para reduzir custos na coleta de resíduos, que tal acessar nosso site e conhecer as soluções em conteinerização da CONTELURB?
(Imagens: divulgação)