Contelurb Soluções Ambientais

Coletores de resíduos: qual a melhor opção?

Para que se tenha um pleno funcionamento da gestão de resíduos sólidos correta, escolher o coletor certo é fundamental, pois garante um melhor descarte e, posteriormente, um destino correto daqueles descartados.

Nesse post, você verá mais sobre quais são os benefícios desses coletores, quais espaços eles podem ocupar e como saber qual é a melhor opção para o ambiente que você procura. Confira:

Benefícios

É de extrema importância que locais públicos e de grande circulação de pessoas tenham uma grande variedade de locais de descarte, pois eles evitam a proliferação de doenças e contribuem para as normas de saneamento básico.

Isso porque um lixo a céu aberto em local público pode ser foco de diversas doenças e animais contaminados, o que pode contaminar qualquer cidadão que frequenta o ambiente ou vive perto. Além disso, não é incomum se encontrar materiais em seus destinos incorretos, como um material cortante em lixo comum, o que pode também ferir alguém que tenha contato.

Não somente a proteção direta do indivíduo, mas os coletores também protegem o meio ambiente da poluição humana. Isso porque, ao armazenar aquele resíduo, o material fica seguro e protegido de chuvas e ventos, não correndo risco de se transportar para um destino incorreto e agravar um problema ambiental, como enchentes.

Por fim, os materiais usados na fabricação dos coletores de lixo evitam o escoamento de chorume, e a tampa também protege o ambiente de maus odores e proliferação de insetos.

Mas para que os coletores sejam realmente efetivos e funcionem efetivamente, é de extrema importância entender a quantidade de lixo gerado no ambiente e adquirir a melhor opção.

Qual é o melhor contentor para cada ambiente?

Os contentores e coletores, no geral, cabem em todos os ambientes: hospitais, indústrias, praças públicas, escolas, shoppings, etc. Mas como saber qual a melhor opção para cada um deles?

Essa seleção não é universal, pois cada caso é um caso. Para se tomar essa decisão, é preciso realizar alguns estudos a respeito do tipo de resíduo produzido, da quantidade de pessoas que passam por lá e da proporção de lixo gerado. Um ambiente em que se gera resíduos hospitalares, contaminados ou cortantes e perigosos, por exemplo, precisam de descartes e tratamentos específicos que estejam de acordo com a legislação.

Dessa forma, esses estudos avaliam o perfil de descarte, o padrão de geração de resíduos e o local de instalação, apresentando a melhor opção para aquela região.

Feito esse processo, passa-se a definir qual será o tipo de contentor. Geralmente, são utilizados os de 120, 240 e 360 litros em ambientes internos, e os de 700 e 1000 litros em ambientes externos. Todavia, isso pode variar conforme a região, como é o caso dos soterrados, por exemplo, que já estão sendo adotados por aumentarem a capacidade de armazenamento e higiene do local.

Dessa forma, os coletores de lixo são extremamente importantes em ambientes em que se tenha geração de resíduos sólidos não apenas para a higiene, boa aparência e prevenção de maus odores, mas principalmente pela prevenção de doenças e contaminações humanas e ambientais, e seu modelo ideal depende da demanda e da geração de resíduos do local estudado.

Ainda em dúvida? Fale com quem entende! 

A Contelurb pode te ajudar a encontrar a solução que melhor atenda às suas necessidades, além de tirar as suas dúvidas sobre os diversos modelos, tamanhos e materiais que estão disponíveis no mercado.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado de prestação de serviços, fabricação, comercialização e locação de contentores plásticos e metálicos para acondicionamento, manuseio, coleta e transporte de resíduos orgânicos, seletivos, hospitalares, industriais e construção civil.

Entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *