A separação de resíduos por meio da coleta seletiva é um sistema de gestão de descarte que traz inúmeros benefícios para o meio ambiente, além de facilitar a reciclagem. Infelizmente, algumas cidades ainda não adotaram esse tipo de gerenciamento, o que leva muitas pessoas a não separar os resíduos, seja por falta de conhecimento ou por acreditarem que não faz diferença.
Entretanto, se a sua cidade ainda não adotou a coleta seletiva, você pode fazê-la por conta própria. Neste post, você vai entender o que é a coleta seletiva e conhecer os benefícios da separação adequada dos resíduos.
O que é coleta seletiva?
Trata-se da separação e coleta de resíduos sólidos com potencial para reciclagem, como papel, vidro, metal e plástico. Essa prática é geralmente realizada na origem da geração de resíduos, como quando um indivíduo separa o lixo reciclável do orgânico em sua casa. A coleta seletiva pode ser implementada em diversas localidades, como condomínios, parques, bairros, shoppings e empresas.
Cada tipo de material passa por um processo de reciclagem específico. Por exemplo, o plástico é reciclado de maneira diferente do alumínio. Quando os resíduos sólidos são misturados, o processo de reciclagem pode se tornar mais caro ou inviável. Além disso, há o problema da contaminação por resíduos úmidos, que pode anular as chances de reciclagem do produto.
Quais são os benefícios da coleta seletiva para o meio ambiente?
Confira os motivos pelos quais a coleta seletiva pode ajudá-lo a se tornar mais sustentável:
Reciclagem
Mesmo que seja uma ação simples, como separar material úmido do seco, a coleta seletiva faz a prévia separação do que pode ou não ser reciclado. Isso evita a contaminação de resíduos recicláveis e ajuda a diminuir a necessidade de produzir novos materiais, como embalagens.
Sustentabilidade
O Brasil é um dos maiores produtores de plástico do mundo e o hábito de descartar incorretamente os resíduos sólidos é uma ameaça ao meio ambiente. Por exemplo, uma garrafa PET pode levar cerca de 400 anos para se decompor ao ar livre, e muitas delas são descartadas de maneira inadequada. A coleta seletiva é uma forma de diminuir a produção de lixo e contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Enchentes
O descarte incorreto de materiais sólidos é um dos principais causadores de enchentes, pois entope as vias e impede o escoamento da água. Os rios e mares poluídos transbordam e devolvem o lixo para as praias e áreas urbanas, muitas vezes contaminado.
Compostagem
Mais da metade dos resíduos sólidos produzidos no Brasil são orgânicos. Quando esses materiais são separados na coleta seletiva, é possível reaproveitá-los como adubo ou fertilizante orgânico, por meio da compostagem ou biodigestão. Essas técnicas permitem a utilização e alimentação de forma mais saudável e sustentável.
A coleta seletiva oferece diversos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade. Se sua cidade ainda não possui esse tipo de gerenciamento de resíduos, considere fazer a separação por conta própria. Aprenda como a coleta seletiva é realizada nas praias neste post.
Ainda em dúvida? Fale com quem entende!
A Contelurb pode te ajudar a encontrar a solução que melhor atenda às suas necessidades, além de tirar as suas dúvidas sobre os diversos modelos, tamanhos e materiais que estão disponíveis no mercado.
Com mais de 25 anos de experiência no mercado de prestação de serviços, fabricação, comercialização e locação de contentores plásticos e metálicos para acondicionamento, manuseio, coleta e transporte de resíduos orgânicos, seletivos, hospitalares, industriais e construção civil.
Entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos consultores!