É comum ouvir sobre a coleta seletiva e seus impactos positivos no meio ambiente, mas você sabe efetivamente o que é uma coleta seletiva? Sabe como inseri-la dentro do seu ambiente de trabalho?
Nesse post, você vai entender melhor sobre como esse processo funciona e sobre o porquê pode ser tão vantajoso contribuir ativamente com ela!
O que é e como funciona?
A coleta seletiva, nada mais é, do que uma segmentação dos resíduos sólidos quando descartados. De maneira mais clara, é a separação de cada material (papéis, metais, madeiras, orgânicos, entre outros) na hora do descarte, o que facilita o tratamento daquele reciclável ou não reciclável.
Ela funciona através de lixeiras específicas. Cada uma delas possui sua própria especificação de material e geralmente é trabalhada com cores, em que as mais comuns são:
- Amarelo – metal;
- Azul – papel;
- Vermelho – plástico;
- Verde – vidro.
No Brasil, por mais que as cores das coletas sejam padronizadas, o processo em si pode variar entre cada município, podendo funcionar de três formas: coleta feita pelo serviço público municipal, pontos de entrega voluntária ou coleta feita por cooperativas ou associação de catadores.
A importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos está em vigor, e determina que o setor público e as empresas, fabricantes, comerciantes ou outros setores produtivos devem produzir um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, apresentando transparência sobre o destino final dos resíduos.
Ela se fundamenta no princípio de que esses materiais, quando recicláveis, podem gerar empregos, renda e uma produção mais sustentável, contribuindo tanto para a vida social quanto para o meio ambiente.
Caso haja um não cumprimento dessa política, o estabelecimento pode enfrentar multas, penalidades ou até mesmo reclusão de um a três anos, o que mostra a importância deste se ter esse plano de gestão.
Mas qual a vantagem dessa coleta seletiva para minha empresa?
Uma das principais vantagens que ela apresenta para o sistema de trabalho está diretamente ligada a limpeza do ambiente e a qualidade de vida e de trabalho dos funcionários. A coleta seletiva influencia um descarte correto dos resíduos sólidos, o que resulta em um ambiente mais organizado, limpo e produtivo.
A coleta seletiva reduz o número de proliferação de insetos, pragas e outros animais contaminantes, preservando a saúde tanto dos que convivem no ambiente como dos coletores que recolherão esse resíduo.
Além disso, é sempre interessante para a marca ou empresa estar alinhada com propósitos ambientais e trabalhar em busca de um futuro produtivo de forma sustentável, pois existe uma crescente pressão por parte dos consumidores de que as empresas tomem medidas ecológicas.
Mas como fazer o meu time abraçar esse sistema?
- Eduque os colaboradores! Promova palestras, cursos e outras formas de incentivo que façam com que seus colaboradores entendam a importância da funcionalidade desse sistema.
- Planeje a coleta. Faça uma média de quantos funcionários sua empresa possui, quanto de descarte cada um gera e quanto de espaço se tem disponível para lixeiras e contentores.
- Hora de implementar! O passo final é o de implementação e manutenção do seu sistema, cada lixeira com uma cor e em locais de fácil acesso.
Para te auxiliar nesse processo, a Contelurb oferece os melhores serviços de locação de contentores com manutenção e higiene para que você não se preocupe nem tenha gastos extras!
Ainda em dúvida? Fale com quem entende!
A Contelurb pode te ajudar a encontrar a solução que melhor atenda às suas necessidades, além de tirar as suas dúvidas sobre os diversos modelos, tamanhos e materiais que estão disponíveis no mercado.
Com mais de 25 anos de experiência no mercado de prestação de serviços, fabricação, comercialização e locação de contentores plásticos e metálicos para acondicionamento, manuseio, coleta e transporte de resíduos orgânicos, seletivos, hospitalares, industriais e construção civil.
Entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos consultores!