Coleta mecanizada: maneira segura e higiênica de recolher o lixo

Contelurb Soluções Ambientais

No Brasil, estamos familiarizados com os caminhões de lixo e sua rotina, passando e recolhendo os resíduos gerados. Entretanto, a coleta urbana convencional, em que os lixeiros passam correndo de casa em casa, além de ser menos eficiente e mais lenta, pode representar perigos para os trabalhadores. Por isso, a coleta mecanizada tem sido cada vez mais adotada, com alta aceitação tanto pelos profissionais quanto pelos cidadãos.

Mas o que é coleta mecanizada? Como ela se aplica no descarte e na coleta de lixo?
Entenda melhor sobre como esse sistema funciona nesse post!

Coleta Mecanizada – o que é?

A coleta mecanizada é um método de recolhimento de resíduos que vem substituindo a tradicional coleta porta a porta. Acontece por meio da conteinerização, que consiste no planejamento e instalação de contentores em pontos estratégicos da cidade, possibilitando esse tipo de coleta.

Mas como efetuar essa conteinerização de forma eficiente?

Para isso, é necessário um estudo prévio, e os contentores utilizados são produzidos com base em pesquisas para atender às necessidades de coleta adequada. Um bom contentor deve ser de polietileno de alta densidade (Pead), aditivado com proteção contra raios UV para ter alta durabilidade e resistência. Ele também deve ter tampa para que insetos ou odores não se propaguem na região, além de rodas para facilitar o transporte.

E como a coleta mecanizada mudou o recolhimento do lixo?

Em vez da forma tradicional, a coleta mecanizada, hoje, proporciona um recolhimento de resíduos muito mais seguro, higiênico e até mesmo incentiva a coleta seletiva dos próprios cidadãos. Alguns dos métodos incluem:

  • Ponto de Entrega Voluntária (PEV): locais em que a população pode levar seu lixo e depositá-lo em contentores específicos para resíduos úmidos e secos, ou até mesmo para uma divisão ainda mais específica – papel, plástico, vidro e metal, por exemplo. Os resíduos, a partir dele, são, então, destinados ao tratamento correto.
  • Ecopontos: são semelhantes aos PEVs, mas com mais opções de descarte, o que incentiva ainda mais a coleta seletiva. Dependendo do ecoponto, é possível levar ainda sobras de obra, árvores, pilhas e até mesmo baterias, sendo cada uma com seu destino próprio.
  • Conteinerização dupla: se baseia em colocar dois contentores de cores diferentes em pontos estratégicos, um para resíduos secos e outro para úmidos. Em vez de o caminhão passar recolhendo as sacolas, o cidadão leva seu resíduo e coloca no próprio container, facilitando o trabalho dos profissionais coletores.

A coleta mecanizada, juntamente com a coleta seletiva e a conteinerização, transformou a forma com que a gestão de resíduos urbanos funcionava, melhorando desde a higiene até questões como saúde pública e mobilidade urbana. 

Ainda em dúvida? Fale com quem entende! 

A Contelurb pode te ajudar a encontrar a solução que melhor atenda às suas necessidades, além de tirar as suas dúvidas sobre os diversos modelos, tamanhos e materiais que estão disponíveis no mercado.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado de prestação de serviços, fabricação, comercialização e locação de contentores plásticos e metálicos para acondicionamento, manuseio, coleta e transporte de resíduos orgânicos, seletivos, hospitalares, industriais e construção civil.

Entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos consultores!

Recent posts