A gestão integrada de resíduos sólidos é uma estratégia que melhora a eficiência da coleta e tratamento do lixo, além de contribuir para uma cidade mais limpa e organizada.
Essa abordagem também pode reduzir custos operacionais, auxiliar no cumprimento da legislação ambiental e aumentar a satisfação da população com os serviços públicos.
Também é uma maneira eficiente de modernizar os processos sem abdicar da qualidade e da sustentabilidade.
Continue lendo para saber mais e entenda os principais benefícios da gestão integrada de resíduos sólidos.
A gestão integrada de resíduos sólidos
A gestão integrada de resíduos sólidos envolve um conjunto de práticas focadas no tratamento do lixo de forma sustentável.
Isso inclui as diversas etapas pelas quais passam os resíduos, como, por exemplo:
- geração,
- coleta seletiva,
- reciclagem,
- reutilização,
- compostagem,
- tratamento,
- destinação final segura e correta.
Essa estratégia promove sustentabilidade, eficiência operacional e ainda evita problemas, como o descarte irregular e o não cumprimento de normas ambientais.
Além disso, aspectos econômicos e sociais também são considerados, o que melhora a cidade tanto para moradores quanto para visitantes.
Por que implementar a gestão integrada de resíduos?
A gestão integrada de resíduos sólidos oferece muitas vantagens para as cidades, como:
Benefícios ambientais
A adoção deste método de gestão contribui para a diminuição da poluição, a preservação dos recursos naturais e a redução dos impactos humanos no ecossistema.
Desse modo, a reciclagem e a compostagem, por exemplo, garantem o descarte correto dos resíduos e evitam problemas ambientais.
Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, cerca de 43% de todo o lixo gerado no país foi descartado irregularmente em 2023.
No total, foram mais de 33,3 milhões de toneladas que pararam em lixões, valas, terrenos e córregos urbanos, gerando poluição visual, trazendo riscos à saúde pública e impactando negativamente o meio ambiente.
Com um processo de reciclagem e compostagem bem definido, esse problema é evitado.
Benefícios econômicos
A gestão integrada de resíduos sólidos contribui significativamente para reduzir custos operacionais, uma vez que otimiza os processos e os recursos.
A partir da separação correta do lixo, por exemplo, torna-se possível comercializar os materiais recicláveis e aproveitar energeticamente os resíduos por meio da produção de biogás.
O cumprimento das normas ambientais também evita gastos com multas e penalidades, o que traz mais previsibilidade para a cidade e contribui para uma administração financeira mais eficaz.
Destacamos que uma publicação na CNN Brasil traz um estudo realizado pela consultoria internacional S2F Partners mostrando que a má gestão de resíduos sólidos poderá custar ao Brasil em torno de R$ 130 bilhões em 2050.
Por outro lado, caso o país cumpra as metas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10 (PNRS), esse valor não passará de R$ 15 bilhões.
Benefícios sociais
A gestão integrada de resíduos sólidos também tem impacto social.
Já que a redução de riscos associados às doenças e contaminações causadas pelo manejo inadequado dos resíduos melhora as condições sanitárias e a saúde pública local.
Outros benefícios são a geração de empregos em alguns setores, como educação ambiental, tecnologias sustentáveis e reciclagem, e o aumento da satisfação da população com os serviços prestados.
Para facilitar a implementação da gestão integrada de resíduos sólidos, a CONTELURB oferece opções que aumentam a eficiência e reduzem os custos, como terceirização de equipamentos, serviço de manutenção preventiva e higienização periódica dos equipamentos.
Entre em contato para saber mais e tenha uma cidade mais limpa e sustentável.
(Imagens: divulgação)